Examinando as Escrituras

10 Dicas de Como Preparar Um Sermão

29-09-2015 20:26

 

1.Considerando a seriedade da tarefa da Pregação do Evangelho, a primeira coisa que deve anteceder o preparo de um sermão deve ser a ORAÇÃO. Todo pregador deve ter mente que o objetivo de sua subida no púlpito deve ser para edificar, exortar e/ou consolar os ouvintes.

“Mas o que profetiza fala aos homens edificando, exortando e consolando. (1Co.14:3)

2.A segunda coisa importante deve ser a ESCOLHA DO TEXTO. Embora toda a Escritura seja útil para a igreja, devemos escolher textos a partir dos mais conhecidos e mais claros para quem vai pregar.

3. Esquecer os outros e pregar primeiramente para si mesmo.

4. Como um bom expositor da Bíblia, o pregador deve ser o primeiro a se beneficiar do meu sermão.

5. Deve saber que Pregar significa expor as Escrituras.

6.A tarefa do pregador é descobrir o sentido mais exato das Escrituras e transmitir ao povo com fidelidade ao texto sagrado. 1 Co. 14:10,11.

tarefas importantes para um pregador:

a.Delimitar o texto. Devemos ler muito, porém, na hora de pregar é importante delimitar o texto, ou seja, escolher uma parte que seja expressiva e suficiente para basear a mensagem.

b. Examinar o texto fazendo anotações que podem ser muito úteis.

c. Ter cuidado para anotar o que o texto diz sem acrescentar nada. Cuidado com os sofismas.

d. Comparar o texto com outras passagens bíblicas que falem sobre o mesmo assunto.

e. Extrair o sentido do texto e não tentar colocar ideias próprias no mesmo.

7.Escrever é uma tarefa muito importante para quem deseja ser um bom pregador. A escrita ajuda através das anotações e dos esboços.

8.O que é um esboço? Esboço é um aglomerado de traços primários que servem como início de um projeto, de uma planta de casa ou de qualquer coisa que se deseja construir.

9. Todo sermão deve ter uma estrutura interna constituída de INTRODUÇÃO, DESENVOLVIMENTO E CONCLUSÃO.

10. Considerando que um sermão contém a mensagem de Deus para o povo, uma das coisas principais para um pregador é ter na mente a ideia clara da mensagem central que Deus deseja comunicar naquele curto espaço de tempo (20 a 30 minutos, o importante não é o tempo que se gasta pregando, mas sim o como se consegue fixar a palavra na mente dos ouvintes).

 

ESTRUTURA INTERNA DO SERMÃO

 

INTRODUÇÃO

       É o momento de conquistar a atenção dos ouvintes. Dependendo de como se começa um sermão pode-se ou não despertar o interesse das pessoas para saber o que você tem a dizer.

       É o momento em que você pega na mão dos ouvintes e os leva para ouvir o que deseja dizer. Prepara os ouvintes para ouvir algo importante.

       Deve ser breve para não causar inquietação.

       Cuidado para não prometer muito na introdução e não cumprir no desenvolvimento.

       É o momento de despertar a curiosidade dos ouvintes.

DESENVOLVIMENTO

       Geralmente um sermão tem um assunto principal (tema) que deve está gravado na mente do pregador e deve também ser  explicitado aos ouvintes logo no início da pregação (introdução). O pregador deve ter todo cuidado para não fugir do tema e muito menos tangenciar o tema.É importante que o pregador trate com exatidão do tema proposto. Isso deve ser feito através de sequências lógicas, mostrando-se com clareza as subdivisões da ideia central, explicitando os argumentos que fundamentam a ideia central e amarrando o texto com expressões coesivas.

 

CONCLUSÃO

       É o momento de expressar a sua intenção ou propósito primário com relação à mensagem pregada.  Embora a conclusão seja o encerramento da mensagem, com as aplicações, ela deve ser a primeira coisa a ser extraída do texto escolhido, ou seja, o que esse texto revela da vontade de Deus para os ouvintes no sentido de aplicação. Qual a relação entre o que é dito e a vida dos ouvintes. Quais as implicações para os ouvintes e como isso pode ser posto em prática. É muito importante saber terminar, sem muita repetição e com precisão. Um pregador já deve subir no púlpito sabendo como vai encerrar a sua pregação.

 

© 2015 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode